quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A semente foi lançada à terra






A Missão no Cavaleiro e na Fataca (S. Teotónio) está a acontecer. Desde o dia 24 de Novembro, estas duas pequenas povoações estão a viver uma experiência muito importante: um tempo forte de evangelização. Nas Assembleias familiares ou no encontro com as pessoas nos montes dispersos, os missionários locais (pároco, diácono, comunidade religiosa espiritana e um punhado de leigos) levam a Palavra de Deus que é acolhida com alegria e entusiasmo.



As comunidades – Semente, Vida e Luz, Santa Teresinha do Menino Jesus (no Cavaleiro) e Senhora do Monte e Senhora de Fátima (na Fataca) – fizeram a sua caminhada ao longo de toda a última semana e, nas celebrações do 1º Domingo do Advento, fizeram a partilha das suas vivências, reflexões e decisões. Em comunidade de comunidades, com cartazes e sinais identificativos e mensagens significativas, deram o seu testemunho e mostraram o percurso feito.



Na Fataca, a escola encheu-se. Também na Fataca se fez uma procissão em honra de Nossa Senhora (a chuva não permitiu que tivesse sido feita, no início desta acção missionária). As pessoas, com flores em suas mãos, cantaram os louvores de Maria e, no final, depuseram-nas no andor da Senhora. Foi mais um momento marcante e importante para toda esta gente que vive longe do centro da vila de S. Teotónio e que dificilmente pode participar nas celebrações da comunidade paroquial.



Já se vive a segunda semana da Missão. As celebrações temáticas estão a acontecer. O pároco, P. Abílio e o Diácono José Inácio presidem, à vez, num e noutro lugar, sendo acompanhados pelos missionários destacados para cada uma das aldeias.



“A semente foi lançada à terra e deu muito fruto” é uma frase do Evangelho e podia ser lida num dos cartazes de uma comunidade. Que o Senhor da messe faça crescer a semente da Palavra no coração de todos os habitantes da Fataca e do Cavaleiro e que ela dê fruto abundante; Que a Palavra, como o farol do Cabo Sardão, seja Luz para todos e aponte novos caminhos de Vida; Que Santa Teresinha, padroeira das Missões, com o seu amor a Cristo e à Igreja, ampare todos aqueles que se dispuseram a deixar-se tocar pela força do Evangelho.



P. Agostinho Sousa, CDM/Beja




Sem comentários:

Enviar um comentário