quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MISSÃO POPULAR EM VILA NOVA DE SANTO ANDRÉ





A convite do Padre Agostinho, missionário vicentino e responsável pelo Centro Diocesano Missionário, fiz parte duma equipa missionária constituída por cinco pessoas: Padre Agostinho e Padre Álvaro, vicentinos, Irmã Celina, da Congregação do Bom Pastor, Irmã Gorete, Espiritana e eu, leiga da paróquia de Santa Luzia.

A Missão decorreu de quatro a dezoito de Novembro, tendo sido preparada com muita antecedência pelo Padre Agostinho em colaboração com o pároco, o Padre António Novais que não se poupou a esforços para anunciar a Missão.

No domingo, dia 4 de Novembro, na Eucaristia do Envio os Missionários e os animadores das comunidades após a imposição das mãos, receberam a Cruz da Missão, símbolo do envio, força e presença de Cristo. Na noite de sábado houve uma vigília missionária.

Na segunda-feira, dia 5, fizemos o reconhecimento de todas as comunidades formadas em número de onze que funcionaram em lugares públicos e em casas particulares. Nas comunidades formadas, durante a 1ª semana, trabalharam-se os seguintes temas: “A Religião preocupa – nos? Ela o que é?”;“Jesus, o Filho de Maria é o Redentor”; “Maria, Mãe da Família Cristã” e “Nós, que cremos em Jesus, formamos uma grande família”.

A equipa missionária, além de visitar regularmente pessoas idosas e doentes, todas as noites, visitava as várias comunidades para ouvir testemunhos e incentivar a partilha.

No sábado, dia 10, tivemos a visita do Senhor Bispo, que connosco rezou as Laudes, visitou doentes, teve encontros com jovens, com crismandos e crismados. Ainda participou num magusto muito animado, organizado pelos escuteiros e catequistas.





Comunidade das Comunidade: partilha e testemunho

No domingo, dia 11 foi o encontro: COMUNIDADES de comunidades. As nove comunidades formadas durante a Missão apresentaram os respectivos cartazes e símbolos com os fundamentos bíblicos em que se basearam para a escolha. Comprometeram-se em continuar as reuniões com temas próprios pós-missão. Com os nomes apresentados, o P. Agostinho sintetizou a partilha das comunidades desta forma: “ Em cadaDespertar, como PeregrinosSentinelas, envolvidos pelo calor do Sol Nascente e da Teia da Fé, alimentados pelos frutos daSeara e daVideira, seremos Pedras Vivas e construtores da Paz”.

Na segunda semana, de segunda-feira a sábado, às 21 horas, na Igreja Paroquial de Santa Maria, foram apresentadas as seguintes celebrações temáticas: PALAVRA, LUZ, ÁGUA, PERDÃO, FAMÍLIA, MARIA. Nestas celebrações tiveram parte activa os elementos que integraram as comunidades criadas na Missão Popular. No último sábado aconteceu o 5º Encontro de Formação para Animadores da Comunidade, subordinado ao tema “Ano da Fé e Missão”, orientado pelo Vigário-Geral da Diocese de Beja

No domingo, dia 18, houve o encerramento da Missão, com a Eucaristia presidida pelo Nosso Pastor, e concelebrada pelos padres missionários e pelo pároco, tendo sido crismadas oito senhoras. Houve o almoço partilhado com apresentação em Powerpoint do registo das actividades realizadas na Missão.



O que foi para mim a missão


Eu senti que a Missão não é “ir para a Missão” mas é estar sempre em Missão, pondo em prática a Palavra de Deus, através de gestos de solidariedade, de partilha, de acolhimento e de atenção aos outros, na visita aos doentes, idosos e fragilizados. É dar e dar-se. Nesta Missão eu recebi muito mais do que dei.

Agradeço ao senhor padre Novais pelo apoio que sempre nos deu. Apesar dos seus muitos trabalhos na paróquia, esteve sempre connosco em todas as actividades missionárias; aos escuteiros, catequistas e a todas as pedras vivas da Igreja de Santo André e de Santa Maria que, apesar das suas actividades profissionais, trabalharam arduamente para que nada faltasse; aos que prodigalizaram todo o bem-estar à equipa missionária, desde a instalação no antigo “Farol”, às refeições nas suas casas, onde se abriram as portas e o coração.

Que o Senhor da Messe a todos abençoe e faça frutificar todo o trabalho em prol da Missão!


Joaquina Filipa Dias, Leiga da paróquia de Sta Luzia/Odemira

1ª Experiência Missionária

Sem comentários:

Enviar um comentário